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sábado, 8 de abril de 2017

Yoshiyuki Tomino

Yoshiyuki Tomino (富野 由悠季, Tomino Yoshiyuki, nascido em 5 de novembro de 1941) é um criador de anime, diretor, roteirista e novelista japonês.
 

 

Background

Ele nasceu em Odawara, na Prefeitura de Kanagawa, e estudou na Faculdade de Arte da Universidade Nihon.

Tomino começou sua carreira em 1963 na empresa de Osamu Tezuka, Mushi Productions, escrevendo os storyboards e o roteiro do primeiro anime de televisão japonês, Tetsuwan Atom (também conhecido como Astro Boy). Mais tarde, tornou-se um dos membros mais importantes do estúdio de anime Sunrise, dirigindo numerosos animes nas décadas de 1970, 1980 e 1990. Tomino é talvez mais conhecido por sua transformação do gênero super robô em gênero de robô real com Mobile Suit Gundam de 1979. Ele também ganhou numerosos prêmios, incluindo o prêmio de Melhor Diretor na recente Feira Internacional de Anime de Tóquio de 2006 (pelo filme Mobile Suit Zeta Gundam: Heirs To The Stars de 2005).

Tomino frequentemente escreve letras para várias músicas apresentadas em suas séries sob o pseudônimo Rin Iogi (井荻麟, Iogi Rin). Tomino (como Iogi) colaborou com artistas como Yoko Kanno, Asei Kobayashi, MIO e Neil Sedaka.

Carreira

Tomino é conhecido por dirigir várias séries de anime famosas ao longo de sua carreira, como seu trabalho mais notável, a série Mobile Suit Gundam, começando em 1979, que mais tarde foi seguida por inúmeras sequências, spin-offs e franquias de merchandising, Aura Battler Dunbine, Brave Raideen (na qual dirigiu os primeiros 26 episódios), e muitos outros. Seu trabalho recente inclui Brain Powerd (1998), Turn A Gundam (1999), Overman King Gainer (2002), The Wings of Rean (2005) e, mais recentemente, Gundam Reconguista in G, que terminou em 2015.

Embora muitas das séries que Tomino dirigiu ao longo de sua carreira tenham uma natureza otimista e positiva, na qual a maioria dos protagonistas e personagens sobrevive, uma certa quantidade, durante os primeiros anos de sua carreira no final dos anos 1970 até o início dos anos 1990, continham finais nos quais um número significativo de personagens e protagonistas eram mortos ou faleciam. Certas fontes em inglês alegam que isso começou com Umi no Triton de 1973, na qual uma das facções significativas foi morta.

Em 1975, Tomino trabalhou em Brave Raideen, seu primeiro trabalho de mecha, no qual dirigiu os primeiros 26 episódios. Raideen foi renomado e influente em sua retratação inovadora de uma máquina gigante de origens misteriosas e místicas e inspirou inúmeros outros diretores e séries, incluindo a série de 2002 de Yutaka Izubuchi, RahXephon. Ele também trabalhou posteriormente em Voltes V de 1977.

Em 1977, Tomino dirigiu Zambot 3, no episódio final do qual muitos dos protagonistas se matam para derrotar a facção antagonista principal, resultando na sobrevivência do personagem protagonista principal e da grande maioria dos personagens da Terra. Certas fontes em inglês afirmam que esse show específico é a razão para o suposto apelido, "Kill Em All Tomino", embora Tomino tenha dirigido e trabalhado em várias séries nas quais a grande maioria sobreviveu.

Em 1979, Tomino dirigiu e escreveu Mobile Suit Gundam, que foi altamente influente na transformação do gênero de super robô em gênero de robô real. Embora a série original tenha sido cancelada após o 43º episódio, sua popularidade cresceu após a criação de três filmes de compilação em 1981 e 1982. Mobile Suit Gundam foi seguido por inúmeras sequências, spin-offs e franquias de merchandising, tornando-se uma das séries de anime mais influentes, de longa duração e populares da história, sendo escolhida como nº 1 na lista dos 100 melhores animes da TV Asahi em 2005.

Em 1980, Tomino dirigiu Space Runaway Ideon, uma série que, como Mobile Suit Gundam, foi cancelada em sua execução inicial, mas teve versões em filme posteriormente. O filme final de Ideon, Be Invoked de 1982, termina com todos os personagens sendo mortos e o universo aparentemente sendo destruído. No entanto, a série que ele dirigiu imediatamente depois, Xabungle, continha um tema muito mais alegre e otimista, com a grande maioria dos personagens sobrevivendo, em contraste direto com Ideon.

Embora Aura Battler Dunbine de 1983 tenha apresentado um final onde todos os heróis, exceto um, foram mortos, mais uma vez Tomino seguiu com um show com um tema mais alegre e otimista, Heavy Metal L-Gaim de 1984.

Em 1985, Tomino dirigiu a primeira sequência de Mobile Suit Gundam de 1979, Mobile Suit Zeta Gundam, onde um número significativo de personagens morre, particularmente nos últimos episódios. No entanto, a próxima série que se seguiu, Mobile Suit Gundam ZZ, continha um tema muito mais alegre no qual a maioria dos personagens sobrevive. Em 1988, Tomino dirigiu o filme de Gundam, Char's Counterattack, no qual alguns dos protagonistas são mortos. Tomino dirigiu um filme adicional de Gundam, Mobile Suit Gundam F91 em 1991.

Em 1993, Tomino dirigiu Victory Gundam, onde um número significativo de personagens morreu. No entanto, esta foi a última série de Tomino na qual um grande número de protagonistas morre. Cada uma das séries que ele dirigiu e criou posteriormente continha temas muito mais alegres e otimistas nos quais os protagonistas e a grande maioria dos heróis sobrevivem.

Em 1996, Tomino escreveu e dirigiu Garzey's Wing, e em 1998 escreveu e dirigiu Brain Powerd. Em 1999, ele dirigiu Turn A Gundam e em 2002, dirigiu Overman King Gainer. Sua próxima série foi The Wings of Rean de 6 episódios, que estreou na Internet pelo Bandai Channel, a transmissão começando em 12 de dezembro de 2005, com o episódio final sendo exibido em 18 de agosto de 2006. Finalmente, em 2014, ele escreveu e dirigiu Gundam Reconguista in G para o 35º aniversário da franquia.

Filmografia

Discografia (como Rin Iogi)

Mobile Suit Gundam

  • "Tobe! Gundamu (Fly! Gundam)" por Koh Ikeda (Tema de Abertura da Série)
  • "Eien ni Amuro (Forever Amuro)" por Koh Ikeda (Tema de Encerramento da Série)
  • "Char is Coming" por Koichiro Hori
  • "Shining Lalah" por Keiko Toda
  • "Ima Wa O-Yasumi" por Keiko Toda
  • "Kaze ni Hitori de (Alone in the Wind)" por Inoue Daisuke (Música de Inserção do Filme 2)
  • "Ai Senshi (Soldiers of Sorrow)" por Inoue Daisuke (Tema de Encerramento do Filme 2)
  • "Beginning" por Inoue Daisuke (Música de Inserção do Filme 3)
  • "Meguriai (Encounters)" por Inoue Daisuke (Co-escrita com Maso Urino) (Tema de Encerramento do Filme 3)

Heavy Metal L-Gaim

  • "Time for L-Gaim" por MIO (Tema de Abertura)
  • "Kaze no No Reply (No Reply from the Wind)" por MIO (Tema de Encerramento)
  • "Kizudarake no Yume (A Dream Full of Scratches)" por MIO (Tema de Encerramento)
  • "Star Dust Memory" por MIO
  • "Hebi-iro no Hikarimono (Snake-Colored Shiny Thing)" por MIO

Space Runaway Ideon

  • "Fukkatsu no Ideon (Revival of Ideon)" por Isao Taira (Tema de Abertura)
  • "Ideon -Kanketsu Hen-" por Isao Taira (Tema de Encerramento da Série)
  • "Cosmic Symphony" por Kei Ogura
  • "Sekaijuu no Kizuato (Scars from Around the World)" por Fushigi Yamada
  • "Hoshi ni Tabibito (Traveler to the Stars)" por Koorogi '73 & Columbia Yurikago-kai (Tema de Encerramento dos Filmes)

Mobile Suit Gundam F91

  • "Eternal Wind" por Hiroko Moriguchi (Tema de Encerramento)

Mobile Suit Victory Gundam

  • "Stand up to Victory" (Primeiro Tema de Abertura)

Brain Powerd, composta por Yoko Kanno

  • "Ai no FIELD" por Kokia (Primeiro Tema de Encerramento)

Turn A Gundam, composta por Yoko Kanno

  • "Turn A Turn" por Hideki Saijou, composta por Asei Kobayashi (Primeiro Tema de Abertura)
  • "Century Color" por RAYS-GUNS (Co-escrita com You-mu Hamaguchi) (Segundo Tema de Abertura)
  • "Ojousan Naishobanashi desu (Esta é uma conversa particular, senhorita)" por Hideki Saijou
  • "Tsuki no Tama (Espírito da Lua)" por RRET Team
  • "Tsuki no Mayu (O Casulo da Lua)" por Aki Okui (Segundo Tema de Encerramento)

Overman King Gainer

  • "Overman King Gainer - Over!" por Yoshiki Fukuyama (Tema de Abertura)

Trivia

Na edição de julho da Gundam Ace (2005), este trecho:

Pergunta: Algum plano para fazer uma nova série de Gundam? Tomino: Acredito que isso é um trabalho para a geração mais jovem. Estamos começando a ver uma genealogia com SEED e DESTINY, então não há necessidade de eu criar uma. Antes de SEED, eu acreditava que não havia necessidade de um novo Gundam. A principal razão foi trabalhar em Turn A Gundam. Acreditei que Turn A Gundam era a declaração final para Gundam. Por isso, não tenho interesse nas novas séries de Gundam. Como uma série, o mercado continuará a existir, então espero que Gundam se torne um projeto para a geração mais jovem. O importante é como os jovens criadores fazem a série e que tipo de nova mensagem eles incluem nela. Acredito que isso será um trabalho rigoroso. Além disso, ainda sinto que pessoas mais velhas não deveriam estar trabalhando nisso.

 
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