Sinopse
No ano 0079 do Século Universal, a guerra entre a Federação Terrestre e o Principado de Zeon chegou a um impasse. No entanto, quando Zeon descobre sobre os novos mobile suits da Federação sendo desenvolvidos na colônia espacial Side 7, Char Aznable lança um ataque para destruí-los. Um garoto chamado Amuro Ray se vê envolvido no conflito ao se tornar o piloto relutante do novo mobile suit da Federação - o Gundam.
Enredo
Mais de cinquenta anos se passaram desde o início do Século Universal - quando a humanidade começou a colonizar o espaço sideral para resolver o problema da superpopulação. Centenas de colônias espaciais gigantescas agora flutuam ao redor da Terra. No ano U.C. 0079, Side 3, as colônias mais distantes da Terra, declararam-se o Principado de Zeon e iniciaram uma guerra de independência contra a Federação Terrestre. No primeiro mês de guerra, metade da população humana total pereceu. A guerra então entrou em um impasse que se arrastou por oito meses.
Side 7
Na colônia de Side 7, foi emitida uma ordem de evacuação em preparação para a chegada da White Base, a mais recente nave de guerra da Federação, que estava vindo para buscar os novos mobile suits da Federação. No entanto, o Falmel, um navio de guerra classe Musai de Zeon comandado pelo Tenente Comandante Char Aznable, rastreou a White Base até a colônia.
Um trio de mobile suits Zaku de Zeon infiltrou-se na colônia e encontrou vários mobile suits sendo carregados na nave. Indo contra as ordens, um piloto de Zeon chamado Gene atacou os embarques dos mobile suits, causando uma batalha dentro da colônia. Amuro Ray, um jovem residente de Side 7 e filho do engenheiro militar Tem Ray, pegou um manual de mobile suit classificado durante o caos e entrou em um dos mobile suits da Federação: o Gundam. Pilotando o Gundam, Amuro destruiu com sucesso dois dos três Zakus.
O capitão da White Base, Paolo Cassius, foi gravemente ferido na batalha, forçando o Alferes Bright Noa a assumir o comando. Bright ordena que Amuro traga qualquer equipamento restante para a nave, incluindo dois mobile suits intactos da Federação: um Guntank e um Guncannon, bem como um Core Fighter. Embora Bright ficasse chocado ao ver que o piloto do Gundam era apenas uma criança, ele ordena que o Gundam destrua as partes restantes do Gundam na colônia.
Uma das refugiadas a bordo da White Base, Sayla Mass, verifica se há sobreviventes dentro da colônia. Ela encontra Char observando os destroços de um Guncannon e o força a tirar o capacete sob a mira de uma arma. Char obedece, mas chuta sua arma enquanto ela está distraída e recua justo quando o Gundam chega, pensando consigo mesmo que Sayla se parecia com sua irmã, Artesia. Após a saída de Char, Sayla comenta que Char se parecia com seu irmão. Amuro destrói as partes do Gundam usando Super Napalm, mas Char se infiltra no porto espacial justo quando o Gundam estava retornando à nave, desvia dos tiros da tripulação inteira da White Base e escapa da colônia usando granadas.
O Falmel lança dois mísseis na White Base enquanto ela saía do porto, mas Amuro os intercepta usando o rifle de feixe do Gundam. A White Base então detecta dois mobile suits se aproximando, mas um deles estava se movendo a três vezes a velocidade regular. Paolo reconhece que o mobile suit era pilotado por Char, que era conhecido como o "Cometa Vermelho" após afundar sozinho cinco navios de guerra durante a Batalha de Loum.
Amuro tenta enfrentar o Zaku customizado de Char, mas não consegue acertar um único tiro. Com a ajuda do piloto em treinamento Ryu Jose, que se lança em um Core Fighter, ele consegue destruir o Zaku de Slender usando o rifle de feixe. Tanto Amuro quanto Char ficam chocados com o poder do rifle de feixe, que consegue destruir um Zaku com um único tiro. Assim que Amuro esgota a energia do rifle de feixe, Char recua para a nave.
Bright ordena que a White Base siga para Luna II, o único reduto restante da Federação no espaço. Quando Amuro e Bright finalmente se encontram cara a cara, Bright diz a ele que ele confiou demais no desempenho do Gundam e pede para ele lutar de forma mais eficaz. Amuro fica surpreso por Bright não ter uma única palavra de gratidão, ao que Bright responde que ele deveria crescer, pois ele se tornou um piloto quando controlou o Gundam pela primeira vez, dando-lhe a responsabilidade de proteger a nave. Ele então ordena que Amuro vá manter o Gundam.
Luna II
A caminho de Luna II, o Falmel continua perseguindo a White Base. No entanto, Mirai Yashima, o timoneiro da nave, comenta que Char não tentará nada devido à diferença de poder de fogo. Enquanto isso, Char recebe um reabastecimento do navio de abastecimento classe Papua de Gadem.
Wakkein, o comandante de Luna II, leva o ferido Paolo para tratamento. No entanto, ele se recusa a receber os refugiados ou fornecer pessoal de reposição, dizendo que os civis a bordo da nave só poderiam sair após a nave chegar ao quartel-general da Federação Terrestre em Jaburo. Os refugiados protestam contra a decisão, mas Wakkein insiste, dizendo que foi uma ordem direta de Jaburo que a White Base partisse imediatamente.
A White Base deixa Luna II após receber uma escolta classe Salamis. Enquanto isso, Wakkein expressa sua insatisfação com as ordens de Jaburo, dizendo que a liderança não sabe nada sobre a situação na linha de frente e que ter que colocar tais responsabilidades nas mãos de amadores era um sinal de que eles viviam em tempos terríveis.
Reentrada na Terra
Enquanto a tripulação da White Base se prepara para a reentrada, Hayato Kobayashi pratica pilotagem em um simulador. Enquanto isso, Char e seus homens se preparam para atacar a White Base durante a reentrada, tendo recebido três novos Zakus de Gadem. Char diz a seus subordinados que, embora fosse o momento perfeito para lançar um ataque, seus Zakus queimariam instantaneamente se fossem puxados pela gravidade da Terra.
A White Base começa a reentrada, seguindo uma cápsula lançada pela classe Salamis. Nesse ponto, Char e sua equipe de mobile suits lançam seu ataque. Amuro é lançado no Gundam para retardá-los, com Sayla avisando-o que ele deve retornar dentro de quatro minutos ou ele queimará.
Amuro destrói um dos Zakus, mas logo se envolve em combate com o Zaku de Char, com Char comentando que as habilidades de um mobile suit não decidem o resultado de uma batalha. Enquanto isso, a cápsula é danificada por um Zaku e precisa ser recuperada pela White Base. Pouco depois, os Zakus atacam a White Base por baixo, causando danos ao seu lado estibordo.
Char consegue desviar de quase todos os ataques do Gundam e acertar vários golpes diretos no cockpit. No entanto, o Gundam sofre pouco dano e Char comenta que o mobile suit da Federação era como um monstro. Nesse ponto, o limite de tempo de quatro minutos está quase esgotado e Bright urge para que Amuro retorne à nave. Char também recua para o Komusai pilotado por Dren e insta o piloto do Zaku, Crown, que ainda estava em combate com o Gundam, a fazer o mesmo.
Incapaz de recuar a tempo, tanto o Gundam quanto o Zaku de Crown começam a reentrar na atmosfera. O Zaku de Crown é incinerado, mas Amuro consegue ativar o campo à prova de calor do Gundam, permitindo que ele faça a reentrada com segurança. Enquanto isso, Char instrui Dren a contatar Garma Zabi, o comandante das forças terrestres de Zeon, fazendo Dren perceber que o plano de backup de Char, caso falhassem em destruir a White Base, era forçá-los a pousar em território controlado por Zeon. Char responde que é necessário pensar adiante na batalha.
América do Norte
Char informa Garma sobre a Operação V e pede que ele desdobre forças contra a White Base. Garma lidera pessoalmente uma força de ataque em um porta-aviões de ataque Gaw. Enquanto isso, o Gundam consegue retornar à White Base, mas Amuro está tanto física quanto mentalmente exausto do esforço.
Enquanto isso, Bright percebe que eles pousaram em território inimigo. Nesse ponto, a força de ataque de Garma, consistindo de vários caças Dopp, chega. O Komusai pousa no Gaw de Garma, e Garma cumprimenta Char, que era um velho amigo da academia militar. Sabendo que a White Base é uma nave formidável, Garma está ansioso para destruí-la e se provar aos olhos de sua irmã.
Personagens
Forças da Federação da Terra
Tripulação da White Base
- Amuro Ray
- Bright Noa
- Sayla Mass
- Hayato Kobayashi
- Kai Shiden
- Ryu Jose
- Mirai Yashima
- Fraw Bow
- Marker Clan
- Oscar Dublin
- Paolo Cassius
- Katz Howan
- Letz Cofan
- Kikka Kikimoto
- Humrau
Outros
- Tem Ray
- Almirante Wakkein
- Reed
- Matilda Ajan
- Camilla
Principado de Zeon
Família Zabi
- Degwin Sodo Zabi
- Gihren Zabi
- Kycilia Zabi
- Ramba Ral
- Crowley Hamon
- Clamp
- Cozun Graham
- Acous
- Gadem
Força de Ataque Espacial
- Dozle Zabi
Tripulação do Falmel
- Char Aznable
- Dren
- Denim
- Gene
- Slender
- Crown
- J.Q.
- Kohm
- Goro
Força de Ataque na Terra
- Garma Zabi
- Hamble
- Guevil
- Bebee
- Kamp
- Keji
Civis
- Kamaria Ray
- Icelina Eschonbach
- Joseph Eschonbach
- Mãe de Comilly
Mechas
Forças da Federação da Terra
- RX-78-2 Gundam
- RX-77-2 Guncannon
- RX-75-4 Guntank
- SCV-70 White Base
- Medea
- Classe Salamis
- Classe Magellan
Principado de Zeon
- MS-06F Zaku II
- MS-06S Zaku II Tipo Comandante
- MS-06J Zaku II Tipo Solo
- MS-07B Gouf
- Classe Musai
- Gaw
- Dopp
- Luggun
- Classe Zanzibar
Música
- Suna no Juujika (Tema de Encerramento - ED)
Produção
O primeiro filme de compilação foi dirigido por Ryōji Fujiwara, com Yoshiyuki Tomino como diretor principal.
Lançamento
Mobile Suit Gundam I estreou nos cinemas japoneses em 14 de março de 1981. Juntamente com o restante da trilogia de filmes, a edição especial foi lançada em 21 de outubro de 2000, onde a maioria dos membros do elenco original regravaram suas falas. A edição especial foi digitalmente remasterizada, mas muitos dos efeitos sonoros foram substituídos, especialmente os sons de armas futurísticas que foram trocados por sons de metralhadoras mais altos. Além disso, a trilha sonora, embora não remixada, foi rearranjada e, em alguns casos, removida de algumas cenas. Essas mudanças foram supervisionadas por Tomino. Mais tarde, a edição especial foi dublada em cantonês.
Através do antigo site AnimeVillage.com da Bandai Entertainment, os filmes se tornaram a primeira mídia Gundam oferecida ao mundo de língua inglesa em 1998. A Bandai Entertainment lançou a dublagem em inglês de Mobile Suit Gundam I em VHS em 11 de maio de 1999, com o título "Mobile Suit Gundam: The Movie" — a dublagem foi produzida pela Animaze. Foi o primeiro anime Gundam a ser dublado em inglês. Como foi dublado antes das dublagens do Ocean Group e da padronização das traduções e pronúncias em inglês de nomes e terminologia, há algumas diferenças em relação a outras dublagens de anime Gundam, como o Principado de Zeon sendo traduzido como "Ducado de Zeon", Degwin Sodo Zabi com o título de "Duque" e a pronúncia de "Gundam" sendo /ɡʌndæm/ em vez de /gʌndʌm/. A trilogia foi lançada novamente separadamente e em um box set em DVD na América em 7 de maio de 2002. No entanto, esse DVD está disponível apenas com áudio em japonês e legendas em inglês. O vídeo no box set de DVD é idêntico à edição especial japonesa.
Após o fechamento da Bandai Entertainment, Mobile Suit Gundam I foi lançado em DVD da região 1 com o restante da trilogia pela Nozomi Entertainment em 5 de janeiro de 2015. Esta é uma versão legendada em inglês da edição especial e não contém a dublagem em inglês produzida antes do novo áudio da edição especial.
Às 12:00 JST de 22 de julho de 2016, Gundam.Info começou a oferecer visualização gratuita da edição especial de Mobile Suit Gundam I com áudio em japonês e legendas em inglês, coreano, chinês simplificado e chinês tradicional, bem como áudio em cantonês em seu canal no YouTube; a opção de visualização gratuita foi encerrada em 21 de setembro de 2016. A transmissão gratuita no YouTube foi disponibilizada novamente por um tempo limitado a partir de 3 de abril de 2017. Em 17 de julho de 2020, as edições originais dos filmes foram disponibilizadas para streaming. A edição original do filme foi adicionada à Netflix em 18 de junho de 2021.
Veja também
- Mobile Suit Gundam II: Soldiers of Sorrow (Sequência)
Notas e Curiosidades
- Além das diferentes pronúncias e traduções de terminologia Gundam nas dublagens mais recentes, a dublagem em inglês da trilogia de filmes também utiliza termos mais fantasiosos, como referir-se aos Zakus como "Roboton Invaders" e a munição de feixe como "Phaser Neutrons".
0 comentários:
Postar um comentário