Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Salamis-class

Da linha do tempo da Universal Century de Mobile Suit Gundam, o cargueiro Salamis-class da frota naval das Forças Espaciais da Federação Terrestre. Foi introduzida em outubro de October UC 0070 como parte do Plano de Reforços de Armamentos do Ano 70. O design da nave foi aprimorado e modificado duas vezes, uma durante a One Year War e depois novamente entre os anos UC 0083 e UC 0086, antes do Conflito em Gryps.


Frente (MSG)

Costas (MSG)

MSV

MSV-R



Especificações Técnicas:

Classificação: Cargueiro Leve Espacial de Assalto de Produção em Massa
Nome Oficial: Salamis-class, サラミス
Altura Total: 61.3 m (71.4m: MS IGLOO Ver.)
Comprimento Total: 228 m (212m: MS IGLOO Ver.)
Largura Total: 68.3 m (62.2m: MS IGLOO Ver.)
Peso Base: 12100 t
Peso Cheio: 22000 t
Fonte de Energia: Reator de Fusão Minovsky-Ionesco
Sistema de Propulsão: Foguetes Termonucleares
Catapultas de MS: 0
Capacidade de MS: 5-6

Dados Gerais:

Manufatura: Federação Terrestre
Desenvolvido a partir de: Salamis-class (Anterior)
Desenvolvido para →: Clop-class; Fuji class (Salamis Kai) (SCRT-229 Suruga); SCV-102 Nelson; Salamis Kai-class (0083 Refit)
Naves a Linha: Salamis, Saffran, Madagascar, Cisco, Philadelphia, Cyprus, Java, Mariana, Tsushima, Camranh-bay, Johore, Burgundy, Sierra Leone, Sakhalin, Orlando, Corsica, Kalimantan, Paramushir, Rugen, Lemnos, Maluku, Samos, Quetta, Ascension, Squaw Valley, Hampton
Primeiro desenvolvimento: Outubro 0070 U.C.
Operador: Forças Federativas
Capitães conhecidos: Reed (Salamis); Henken Bekkener (Tsushima); Steve Oharan (Burgundy)
Máquinas carregadas: 5-6 x RGM-79 GM; 5-6 x RB-79 Ball

Equipamento:

Básico: Shuttle de re-entrada
Opcional: Suplemento de Foguete Extra
 

Armamento Básico:

Fixo: 6 x Single-barrel Beam Turret; 6 x 2-barrel Machine Gun Turret; 2 x 6-tube Missile Launcher; 8 x Internal Missile Launcher; 2 x 4-barrel Machine Gun Turret (MS IGLOO)

Informações reais:

Série de TV: MSG
Filme: Gundam the Ride: A Baoa Qu
OVA: IGLOO: HOYW; IGLOO: A0079; IGLOO 2: TGF; BR: A-T; 0083: MoS2; Mobile Suit SD Gundam Mk IV
Mangá: Gundam 0079 - Nightmare of Solomon; Mobile Suit Gundam 0083 Rebellion; MSG: HBC
Jogos: Mobile Suit Gundam: Encounters in Space; Mobile Suit Gundam: Journey to Jaburo; Mobile Suit Gundam: Zeonic Front; Mobile Suit Gundam: Federation vs Zeon; Mobile Suit Gundam: Gundam vs. Zeta Gundam; Mobile Suit Gundam: Spirits of Zeon - Dual Stars of Carnage; Mobile Suit Gundam Side Story: Missing Link
Variação: MSV-R
Designer Mecânico: Kunio Okawara (MSG); Hajime Katoki (IGLOO)


Características de Tecnologia e Combate

Originalmente, naves da Salamis-class são armadas com armamentos convencionais: seis torres de canhão principais, seis torres de barril duplo de armas anti-armamentos (e mais tarde anti mobile suit), e dois lançadores externos de mísses de seis células. Por U.C. 0079, todos as torres de canhões originais foram substituídas por canhões superiores de mega-partículas

Armamentos

Torre de raios de barril único

Apesar de não tão poderosos quanto as torres do Magellan-class, essas torres de raios foram efetivas contra armas anti naves. Infelizmente não eram úteis contra os mobile suits do Principado de Zeon. Comparando com a Musai-Class de Zeon, o layout do canhão de mega partículas da Salamis permite que possa ser atirado em todas as dirações. No entanto, ele não pode focar todo o poder em um único tiro. A Salamis-Class possui seis torres como armamento principal.
 

Torre de Tiro de 2 barris

Essas armas formam o armamento anti aéreo/MS da Salamis. 4 protegem a ponte e a equipe de comando e pode girar até 180 graus para mirar diretamente no alvo. Elas também podem rotacionar 90 graus na vertical. Duas torres extras são montadas com grandes bolas na frente do cargueiro, apontando sempre para frente e subindo até 90 graus. Essas torres eram inadequadas como defesa contra mobile suit, sendo úteis apenas quando haviam vários cargueiros atirando juntos em uma formação mais próxima.
 

Lançador de Mísseis de 6 tubos

Esses mísseis foram usados para serem anti navios e anti fortalezas. Durante o início das batalhas da Guerra, esses tubos eram carregados com ogivas nucleares. Eles ficavam nas laterais das naves atrás das torres de raios.
 

Lançador de míssel interno

Esses mísseis foram usados para serem anti navios e anti fortalezas. Durante o início das batalhas da Guerra, esses tubos eram carregados com ogivas nucleares. Oito deles eram montados no arco, quatro em cada lado para ataques frontais.

Torre de 4 Barris de Tiro

As duas torres frontais foram substituídas por duas armas de quatro barris durante a Batalha de Loum. É desconhecido se essa mudança é uma versão antiga ou se é uma modificação feita apenas em alguns poucos cargueiros para enfrentar os mobile suits de Zeon. 

Equipamentos Especiais

    Nave para re-entrada

Localizada abaixo do arco da Salamis-class há uma entrada para uma nave de transporte capaz de fazer re-entrada na atmosfera, também sendo útil para usar para escapar caso o cruseiro esteja em perigo de ser destruído.
 

    Impulsionadores de foguetes suplementar

Um equipamento opcional que pode ser anexado aos propulsores do motor principal são o sistema de impulsionadores de foguete suplementares. A Salamis utiliza para deixar a atmosfera da Terra, incluindo a base subterrânea Jaburo.
 

História

Os primeiros cargueiros Salamis-class foram lançados em conjunto com os cargueiros de batalha Magellan-class como parte das Forças Espaciais da Federação Terrestre no Plano de Reforço Armamentista do Ano 70, em U.C. 0070. Era preciso de propulsores auxiliares para deixar a gravidade da Terra. A Salamis-class sofreu inúmeras casualidades durante a Guerra de Um Ano devido à superioridade da combinação dos cargueiros leves Musai-class e os mobile suits MS-06C Zaku II de Zeon. Em particular, a bazuca nuclear do C-Type Zaku II foi uma arma potente contra as Salamis-class, já que seus cascos não suportavam armas nucleares. Por essa e outras razões, a Federação  ordenou que as Forças Espaciais Federativas chamassem os últimos cargueiros Salamis para a base asteroide Luna II, onde permaneceram até setembro U.C. 0079, quando a Federação finalmente lançou seus primeiros mobile suits. O restante da frota da Federação foi reimplantado nas zonas de combate com o novo RGM-79 GM e os mobile pods RB-79 para proteção. Infelizmente, as Salamis apenas conseguiam estocar 1 novo mobile suits e mobile pods dentro da nave, pois não havia um hangar. Apesar delas sofrerem bastante com guerra, elas se mostraram efetivas quando usadas em conjunto com os mobile suits, que desempenhariam um papel no design da Salamis Kai alguns anos depois.

O destino do cargueiro Salamis


A Salamis-Class foi ofuscada primeiramente pelos cargueiros pesados Alexandria-class durante a Guerra de Gryps War mas continuou como nave principal da Federação Terrestre, AEUG, e força tática Titan. O modelo da Salamis foi descontinuado apenas em U.C. 0102, para dar lugar aos novos cargueiros Clop-class, mas devido ao seu poder de fogo, tiveram sua produção limitada. Já os Salamis Kai-class continuam a ser utilizados à serviço da Federação até mais tarde na era UC.


GALERIA


















Universal Century

*Última revisão 30.03.2017*
Universal Century (宇宙世紀 Uchū Seiki?, comumente abreviada como UC) é uma das linhas do tempo do anime Gundam.
A Universal Century começa depois de os seres humanos povoarem o espaço, após a construção da primeira colônia espacial em Side 1. Foi a linha do tempo primária de Gundam, apesar de que poucos os projetos lançados desde 1995 pertenciam estritamente a ela.
A ciência da Universal Century é prática e faz uso de ciência real, incluindo os pontos Lagrange no espaço, o cilindro de O'Neill como meio de vida e a produção de energia do Helium-3 (nomeado Física Minovsky).

Mapa da Terra UC 0079.

 Mapa da Esfera Terrestre UC 0079-0083.


Mapa da Esfera Terrestre UC 0084-0123. 

Animações da Universal Century Gundam (Ordem Cronológica)

 

Universal Century (Early/Intermediate)

Animações da Universal Century Gundam (Em Ordem de Lançamento)


 Cronologia


Em uma memória de pré-produção, o criador de Gundam, Yoshiyuki Tomino, escreveu que a primeira série se passaria em 2066 DC, mas que o calendário da Universal Century deveria começar em 1988 DC. No entanto a data "2079" aparece no episódio 26 da primeira série de Gundam e "2087" no episódio 8 de Zeta Gundam, indicando que a data inicial foi 2001 DC. A data estampada não foi incluída nas versões subsequentes de filmes para estas séries, e tem havido várias contradições por conta de trabalhos não escritos por Yoshiyuki Tomino.

Durante anos, foi confuso dizer com exatidão qual ano D.C. corresponde a UC 0001 e 0079. Baseado em um jornal mostrado no último episódio do OVA Gundam 0080 escrita por Hiroyuki Yamaga da GAINAX, (Segunda, 14 de janeiro, 0080), a Universal Century pode ter o início pontuado em diferentes daras, incluindo 2053, 2070, 2081, 2109, e 2149, ou ainda outro ano. Na cronologia da Universal Century, a última data colocada no sistema foi 2045D.C., dando a concepção falsa de que UC 0001 começaria imediatamente depois (ou até mesmo em 2045, usando uma lógica ruim), mas os materiais oficiais atuais indicam a presença de uma lacuna de anos entre os calendários DC e UC. Então, O primeiro ano do calendário da Universal Century é deduzido no site oficial de Gundam na América do Norte como sendo 2053, 2070, 2081, 2109, 2149, ou possivelmente depois, significando que UC 0079 poderia corresponder a 2131, 2149, 2159, 2187, 2227, ou depois. Se o rascunho de Tomino para o calendário da Universal Century foi correto, então poderia ser aproximadamente 2045 como o ano 0001, e então colocando 0079 no ano 2124. Poderia ser deduzido também que o calendário da Universal Century começou no ano de 0000 ao invés de 0001. Isso faria com que U.C. 0001 começasse ao mesmo tempo, ou próximo a 2045. Isso também poderia explicar a lacuna de um ano. Com uma estimativa de 40 anos para terminar de completar a primeira colônia, a data se estenderia de 2005 até 2045. Com uma tecnologia avançada, incluindo o advento dos Mobile Suit, o tempo de construção das colônias espaciais seria reduzido. De acordo com Dafydd Neal Dyar, a Universal Century começaria em 2081 com a cidade Von Braun sendo terminada e Mobile Suit Gundam começando em 2159.

Desde o meio dos anos 90, as novas cronologias oficiais da Universal Century evitaram incluir datas de D.C. antes de UC 0001. O que vem a seguir é uma série de datas U.C. e A.D. que já foram publicadas nas cronologias da Universal Century:

1983 D.C.
    Ricardo Marcenas, o primeiro Primeiro Ministro da Federação Terrestre a nascer.

1993 A.D.
    Preocupação acerca de conflitos esporádicos em todo o planeta, em risco de sair do controle e tomar o tamanho de uma Terceira Guerra Mundial. As várias crises como a grave poluição por causa dos combustíveis, superpopulação, escassez de recursos, fome e aumento dos níveis de crimes e violência.

1999 D.C.

    1999.07.29

    É estabelecido o governo da Federação Terrestre para lidar com a crise global. O programa de colonização humana do espaço começou por esse momento. A superfície da Terra é dividida em 11 áreas administrativas. América do Norte, América do Sul, Europa Oriental, Europa Ocidental, Eurásia, Sul da Ásia, Ásia Oriental, Oriente Médio, Norte da África, Sub Saara África, Oceania.

2005 D.C.

    A construção da primeira colônia começa. Para os próximos 40 anos ou mais, a Federação Terrestre gastará incontáveis horas de homens, fundos e vários tipos de equipamentos avançados para construir as primeiras duas colônias no primeiro respectivo Side. Esse processo é repetido nas quatro décadas seguintes dos pontos Lagrange 1 até o 4.

U.C. 0001

U.C. 0001 ~ (2045 D.C.)

    Com a população da Terra em 9 bilhões, um ambicioso programa de colonização do espaço começa. A migração dos humanos para as colônias, à Lua e ao espaço. No momento da transição o calendário é mudado para a era Universal Century. No entanto, não se sabe se a Terra em si manteve o antigo calendário "D.C."  para uso próprio, ou se o calendário "U.C." é simplesmente usado separado para o espaço, ou se é para os dois.

    A Estação Espacial Laplace é construída na Órbita Terrestre. Ricardo Marcenas é eleito como o primeiro Primeiro Ministro da Federação Terrestre. Durante a cerimônia de mudança do calendário, terroristas utilizaram explosivos solares para destruir a Estação Espacial Laplace, matando a maioria de seus habitantes. O único sobrevivente, Syam Vist, cruzou com um carregamento (Caixa Laplace) da Universal Century, que ditava que os habitantes do espaço deveriam governar a si mesmos, sem a interferência da Terra. Percebendo que aquelas palavras continham o poder para destruir a Federação Terrestre, Syam fica com o documento e o esconde, e depois se casa com a influente Família Vist.

    A construção da colônia espacial do grupo Side 1 (L1) , Shangri-La, é completada.

    A Colony Management Corporation (CMC) é estabelecida.

U.C. 0007

    Jidan Nickard nasce.

U.C. 0009

    Nascem Zeon Zum Deikun e Anton Flanagan.

U.C. 0015

    A população nas colônias espaciais atinge 1½ milhões.

    O pai da física Minovski, Trenov Yvan Minovsky, nasce na Ucrânia.

U.C. 0016

    A Federação estabelece o Frontier Settlement Transport Bureau (FSTB).

U.C. 0017

    Nasce Degwin Sodo Zabi

U.C. 0018

    0018.06

    O milionésimo “Spacenoid” nasce em Side 2 (L4).

    O aglomerado Side 1 (L1) Bunch 1 (Shangri-La) é selecionado como sede da LII Olimpíada, a primeira sediada fora da Terra.

U.C. 0020

    A população das colônias espaciais alcança 5 milhões.

    As Forças da Federação Terrestre se dividem em terra, mar e forças aéreas.

U.C. 0022

    A Federação Terrestre declara fim da guerra na superfície terrestre.

U.C. 0025

    A população das colônias espaciais chega a 50 milhões.

U.C. 0027

    Von Braun, a primeira colonização lunar permanente, é estabelecida.

    O Departamento de Autoridade de Desenvolvimento Lunar (Lunar Economic Development Authority - LEDA), uma organização não governamental independente, é criada.

U.C. 0030

    A Federação privatiza o Frontier Settlement Transport Bureau (FSTB), que se torna o Space Transport Enterprise Group (STEP).

    A população das colônias espaciais atinge 500 milhões.

U.C. 0034

    A Federação novamente reorganiza o Space Transport Enterprise Group. Uma organização não governamental independente, a Public Corporation of Space Transport (PCST), é criada.

    Construção da colônia espacial no Bunch 1, Side 2 (L4) é completada.

U.C. 0035

    Construção da Província Munzo em Side 3 começa em L2 utilizando um design "fechado" de Minovsky.

U.C. 0040

    40% da população humana, cerca de 5 bilhões de pessoas, migram para o espaço.

U.C. 0041

    A órbita do asteróide 3, Juno, é alterada e mandada para a Esfera Terrestre.

U.C. 0044

    Metade da população vive agora no espaço.

    Ereísmo, a filosofia que diz que a Terra é sagrada e que a humanidade deve deixá-la em paz, começa a se espalhar.

    A Federação desenvolve o RTX-44 Main Battle Tank (MBT), um veículo de combate na terra.

    O neto de Ricardo Marcenas, Ronan Marcenas nasce.

U.C. 0045

    O asteróide Juno - mais tarde conhecido como Luna II - é colocado na órbita da Terra para auxiliar na construção de colônias espaciais.

    A Sociedade Física Minovsky é fundada no aglomerado de colônias de Side 3.

U.C. 0046

    Zeon Zum Deikun começa a propagar sua filosofia sobre o Contolísmo, uma síntese do Ere-ísmo (a filosofia de que a Terra é sagrada e que a humanidade deve deixá-la em paz) e o Side-ísmo (a crença de que cada Side deveria ser tratado como uma nação soberana).

U.C. 0047

    O desenvolvimento do reator de fusão nuclear Minovsky-Ionesco começa.

U.C. 0050

    A população humana atinge 11 bilhões de pessoas, sendo que 9 bilhões delas migraram para o espaço. No ano seguinte, a Federação Terrestre para a construção de novas colônias espaciais, e o programa de colonização definitivamente acaba.

    Degwin Sodo Zabi se casa com a jovem Naliss.

    Nasce Terry Sanders Jr..

U.C. 0051

    U.C. Alien Landholding Law morre.

U.C. 0052

    Zeon Zum Deikun se muda para Side 3 para espalhar sua ideologia. Deikun argumenta que a humanidade deve migrar totalmente para o espaço, e que as colônias espaciais devem ser tratadas como nações independentes.

    Nasce Ginias Sahalin.

U.C. 0053

    Nasce Karen Joshua.

U.C. 0055

    Scharnhorst Buch encontra o Buch Konzern para negócios de resgate no espaço.

    Nasce Eledore Massis.

U.C. 0056

    Nasce Shiro Amada em Side 2, L4.

U.C. 0058

    Side 3 se declara independente, e a República Autônoma de Munzo é estabelecida. A milícia, a Guarda Republicana da Colônia, é formada.

U.C. 0059

    A  Força Espacial da Federação Terrestre (Earth Federal Space Force -EFSF) é criada como um serviço separado. A Federação adota a Polícia Bardot e aplica sanções econômicas contra Side 3 (L2).

    0059.11.17

    Nasce Casval Rem Deikun.

    Nasce Aina Sahalin.

U.C. 0060

    As Forças da Federação começam a produzir armas, organizando as Forças Espaciais da Federação Terrestre e transformando Luna II em uma base militar. Ela lança o Ano 60 Plano de Reforço de Armamento, espalhado por toda a Federação Terrestre.

    Nasce Bright Noa.

U.C. 0061

    A EFF coloca no campo o Type 61 twin-150mm MBT.

    Nasce Mirai Yashima

    Nasce Michel Ninorich.

U.C. 0062

    A Guarda republicana das Colônias é elevada ao status de pleno direito militar, a Força de Elite de Zeon (Zeon Elite Force (ZEF)).

    Ocorre o Ato de Exclusão Alienígena.

    0062.04.01

    A Academia das Forças de Elite de Zeon (Zeon Elite Force Academy (ZEFA)) é fundada em Side 3 (L2).

    0062.09.12

    Nasce Artesia Som Deikun.

    0062.11.21

    Nasce Lalah Sune.

    Nasce Kiki Rosita.

U.C. 0063

    0063.11.04

    Nasce Amuro Ray.

U.C. 0064

    A Federação Terrestre conduz uma revisão naval. As novas naves espaciais desenvolvidas como parte do plano Ano 60 de Reforços de Armamentos chegam ao estágio central.

    Nascem Hayato Kobayashi e Fraw Bow.

U.C. 0065

    As pesquisas da Sociedade Física Minovsky observam um efeito único eletromagnético, o que conduz à descoberta da partícula Minovsky.

    Um esquema político entre Zeon Zum Deikun e a influente família Zabi se torna público.

U.C. 0067

    A Federação rejeita o movimento para autonomia das colônias.

    Plano de construção de Side 7 (L3) é anunciado.

    Terrance Richman e Ullhammer T. Keynes demonstraram o protótipo humanóide robô Raiant R-7 a Rob Torres.

U.C. 0068

    Scharnhorst Buch adquire o bom nome de Ronah, nobre família européia.

    0068.02

    Teste em campo do protótipo humanóide Raiant R-8.

    0068.10

    Zeon Zum Deikun morre de causas desconhecidas (possivelmente assassinato) e é sucedido por Degwin Sodo Zabi, cujo segundo filho, Sasro, é assassinado, o que aparenta ser um ato de vingança dos seguidores de Deikun.

U.C. 0069

    0069.08.15

    Degwin Sodo Zabi declara a si mesmo como soberano e estabelece o Principado de Zeon. Os seguidores de Zeon Zum Deikun expurgados, e seus filhos Casval e Artesia Deikun enviados para a Terra por Jimba Ral e sua esposa, que adquiriu o nome da família Mass e adotou ambos com os nomes de Edward e Sayla.

    A ZEF se torna o quadro de uma nova e vasta expansão da Força Militar de Zeon (Zeon Military Force (ZMF)).

    0069.10

    A ZMF autoriza a primeira nave de transporte de classe Papua.

    A validade da física Minovsky é confirmada com a descoberta da partícula “M”.

U.C. 0070

    A EFF lança O Plano de Reforço de Armamentos Ano 70.

    0070.03

    O Principado de Zeon experimenta dispersar a partícula Minovsky num radar congestionado.

    0070.05

    A ZMF completa o mega canhão de partículas baseado na física Minovsky.

    0070.06

    O Principado de Zeon lança o primeiro cruzeiro espacial da classe Chivvay.

    0070.10

    O Plano de Reforço de Armamentos Ano 70 da Federação produz o cruzeiro Salamis e a nave de batalha Magellan.

U.C. 0071

    A ZMF começa a desenvolver novas armas utilizando o campo de partícula Minovsky.

    O reator compacto de função Minovsky-Ionescu é terminado.

    Gihren Zabi proclama sua teoria sobre a "Sobrevivência dos Escolhidos".

    A Federação termina o FF-S3 Saberfish space fighter e adota a Colt M71A1 9×19mm como sua arma de uso geral.

U.C. 0072

    No cinturão de asteroides, o Principado de Zeon começou a construção da base asteroide Axis como forma-estação para sua Frota Júpiter.

    O proeminente cientista de Zeon, Trenov Y. Minovsky falha com a Federação, criando um escândalo no Principado de Zeon.

    A ZMF começa a desenvolver o tanque móvel transformável YMT-05 Hildolfr.

    As famílias Yashima e Kiest migram para Side 2 (L4).

U.C. 0073

    O Principado de Zeon completa seu primeiro protótipo de mobile suit, o MS-01.

    A ZMF adota o M73-Mark II como seu suit de batalha.

    Nasce Riddhe Marcenas, neto de Marcenas.

U.C. 0074

    0074.02

    O Principado de Zeon completa a versão protótipo do MS-05 Zaku I. O protótipo desse mobile suit é equipado com um super compacto reator de fusão nuclear baseado na física Minovsky.

    0074.12

    O primeiro retorno da Frota de Energia Júpiter ao Principado de Zeon veio com carregamento suficiente de hélio³, hidrogênio e metano para ter energia independente da Federação.

U.C. 0075

    0075.05

    O Principado de Zeon começa uma versão de combate do MS-05 Zaku I. Mais tarde nesse ano, o primeiro batalhão de treinamento de mobile suit é formado.

    0075.07

    O Principado de Zeon autoriza o primeiro cruzeiro espacial classe Musai, a primeira nave de batalha desenhada para carregar mobile suits.

U.C. 0076

    0076.04

    O Principado de Zeon expande suas fábricas de produção de mobile suit e começa a produção em massa do MS-05 Zaku I.

    0076.12

    Percebendo uma possível invasão da Terra, o Principado de Zeon começa a desenvolver mobile suits especializados para batalha terrestre e no mar.

U.C. 0077

    0077.04

    A Revolução Reah. A facção Nacionalista toma o controle da força militar local em Side 6 (L4), incitando uma guerra civil com os leais a Federação. A ZMF recua com os Nacionalistas, implantando um esquadrão de MS-05B Zaku I e bloqueando a Federação. Os Nacionalistas vencem e Side 6 se declara independente como República Reah.

U.C. 0078

    0078.01

    O Principado de Zeon começa a produção em massa de um novo modelo de mobile suit, o MS-06 Zaku II.

    0078.03

    As Forças da Federação lançam o Projeto RX, um programa de desenvolvimento secreto de mobile suit.

   0078.10

    O Principado de Zeon anuncia estado de mobilização nacional. Os militares de Zeon se dividem em Forças de Ataque no Espaço, ao comando de Dozle Zabi, e Forças de Investidas Mobile, liderada por Kycilia Zabi.

U.C. 0079

    0079.01.03  ~  (01.03.2124 A.D.)

    Começa a Guerra de um Ano. O Principado de Zeon declara guerra contra a Federação Terrestre e lança uma ataque surpresa em Side 1, 2, e 4. Durante a primeira semana de guerra, o uso indiscriminado de armas nucleares, biológicas e químicas tiraram as vidas de 2,8 bilhões de espaciais.

    As forças do Principado de Zeon colocam uma colônia fora de órbita em um atentado para destruir  Jaburo, o quartel general das Forças da federação. Durante a queda, a colônia perdeu seu alvo e atingiu Sidney, na Austrália, e mudou drasticamente o clima na Terra.

    0079.01.11

    As colônias espaciais de Side 6 declaram sua neutralidade.

    0079.01.15

    A Batalha de Loum começa em Side 5. As Forças Espaciais da federação são devastadas e o Principado de Zeon captura seu comandante, o General Revil. O aglomerado de colônias em Side 5 é completamente destruído.

    0079.01.31

    Com três quartos da humanidade aniquilados e ambos os lados exaustos, representantes do Principado de Zeon e da Federação Terrestre se encontram na América para negociar um tratado de paz. Embora a guerra continuasse, o Tratado Ártico bane o uso de armas nucleares, proíbe derrubar colônias e outras táticas de destruição em massa, e garante a neutralidade de Side 6 e das cidades lunares.

    0079.02

    O Principado de Zeon forma a Força de Ataque Terrestre, comandada por Garma Zabi. No mês seguinte, a Força de Ataque arquitetou uma série de operações e capturou a maior parte da Europa, Ásia, África e América do Norte.

    0079.03.01

    A força de Ataque Terrestre do Principado começou sua primeira operação em Terra. A Primeira Mobile Division Terreste é implantada na Ásia Central, e procede adentrando a Europa e o Oriente Médio.

    0079.03.04

    O Principado de Zeon implanta uma unidade de mineração de recursos na Ásia Central.

    0079.03.11

    A Força de Ataque Terrestre do Principado começa sua segunda operação em terra. As segundas e terceiras Divisões Terrestres Mobile se estendem à costa oeste e leste da América do Norte, respectivamente.

    0079.03.13

    O Principado de Zeon captura a Base da Califórnia das Forças da Federação, que agora se torna a fortaleza da Força de Ataque Terrestre.

    0079.03.18

    A Força de Ataque terrestre do Principado começa sua terceira operação em terra. A Quarta Divisão Terrestre Mobile Division se espalha para Oceania e Australásia.

    0079.04.01

    As Forças da Federação lança o "Projeto V," um programa de choque para desenvolvimento de mobile suit e cargueiros, e reconstrói sua frota espacial.

    0079.04.04

    O Principado de Zeon envia forças reservas à Terra, e amplia sua "legião estrangeira" para África e Oriente Médio. Usando as fábricas e recursos capturados, o Principado começa a construir sua força militar.

    0079.06

    No espaço, o Principado de Zeon completa sua linha defensiva, consistindo das fortalezas asteroides Solomon e A Baoa Qu e a Base lunar Granada.

    O Instituto Flanagan é criado para investigar o fenômeno Newtype.

    0079.07

    As Forças da Federação desenvolvem armas compactas de raio que podem ser utilizadas pelos mobile suits. O primeiro Gundam, RX-78, é terminado e começa uma produção de testes do modelo RX-79(G) Gundam Ground Type.

    O cargueiro de assalto, White Base, o primeiro da classe Pegasus, é comissionado.

    0079.08

    As Forças da federação fazem o teste final do Gundam RX-78, e outro protótipo de mobile suits, na colônia de recursos de Side 7. O Gundam Alex RX-78NT-1 começa a ser feito na Base Augusta na América do Norte.

    0079.09.18

    O time de forças especiais do Principado, comandadas pelo tenente Char Aznable, atacam Side 7. O Gundam RX-78 entra em combate, destruindo dois Zakus, e os sobreviventes ao ataque são evacuados pela White Base. (Mobile Suit Gundam, Episódio 1)

    0079.10

    As Forças da Federação começam a produzir seus próprios mobile suits.

    O Instituto Flanagan completa o protótipo do sistema psycommu (psycho-communicator).

    0079.10.04

    O capitão Garma Zabi, comandante da Força de Ataque Terrestre, morre em batalha. (Mobile Suit Gundam, Episódio 10)

    0079.10.06

    O Almirante Gihren Zabi, supremo líder militar do Principado de Zeon, fala sobre seu irmão no funeral de Garma. Seu impetuoso discurso foi transmitido por toda esfera Terrestre. (Mobile Suit Gundam, Episódio 10)

    Em rota para a Terra, Shiro Amada conhece a piloto de testes do Principado, Aina Sahalin. (Mobile Suit Gundam: The 08th MS Team, Episódio 1)

    0079.11.07

    Na Europa Oriental, as Forças da Federação lançam a Operação Odessa. (Mobile Suit Gundam, Episódio 25)

    0079.11.09

    A Operação Odessa termina com vitória para a Federação. Da Europa até a Ásia, as forças de batalha do Principado de Zeon começaram a entrar em colapso.

    O 08th MS Team intercepta o mobile armour Apsalus II e seu campo de teste no deserto. (Mobile Suit Gundam: The 08th MS Team, Episódio 7)

    0079.11.20

    As Forças da Federação começam o desenvolvimento em grande escala do RGM-79 GM.

    As Forças da Federação fazem um inquérito sobre a conduta de Shiro Amada. (Mobile Suit Gundam: The 08th MS Team, Miller's Report)

    0079.11.25

    As Forças da Federação capturam Alice Springs, Austrália. (Gundam Side Story 0079)

    0079.11.30

    O Principado de Zeon lança uma operação de derrubada contra Jaburo, o quartel general das Forças da Federação. O ataque, liderado pelo Capitão Char Aznable, termina em fracasso. (Mobile Suit Gundam, Episódio 29)

    0079.12.05

    As Forças da Federação lançam operações de extermínio na África e América do Norte.

    0079.12.07

    As Forças da Federação fazem cerco a base do Principado no Planalto do Tibet. (Mobile Suit Gundam: The 08th MS Team, Episódios 10-11)

    0079.12.08

    O Principado de Zeon começa o desenvolvimento do MS-14 Gelgoog.

    0079.12.09

    O Time Cyclops do Principado de Zeon atacam a base do círculo Ártico das Forças da Federação. (Mobile Suit Gundam 0080: War in the Pocket, Episódio 1)

    0079.12.13

    O Principado de Zeon ataca a colônia Libot em Side 6. (Mobile Suit Gundam 0080: War in the Pocket, Episode 1)

    0079.12.14

   As Forças da Federação iniciam sua ofensiva especial, lançando de Jaburo sua esquadrilha espacial reconstruída. (Mobile Suit Gundam, Episódio 31)

    0079.12.15

    O Time Cyclops se infiltra da colônia Libot em Side 6 para localizar e destruir o RX-78NT-1 Gundam "Alex". (Mobile Suit Gundam 0080: War in the Pocket, Episódio 2)

    0079.12.19

    O Time Cyclops ataca a base secreta da Federação, onde o Gundam NT-1 está guardado. (Mobile Suit Gundam 0080: War in the Pocket, Episódio 4)

    0079.12.20

    Um comandante do Principado decide atacar a colônia Libot com armas nucleares. (Mobile Suit Gundam 0080: War in the Pocket, Episódio 5)

    0079.12.24

    As Forças da Federação atacam a fortaleza de asteroides Solomon. Solomon é capturada e o comandante da Força de Ataque Espacial, Dozle Zabi, morre em batalha enquanto dá tempo para que não essenciais e outras pessoas evacuem a fortaleza. (Mobile Suit Gundam, Episódio 35-36)

    0079.12.25

    O último membro do Time Cyclops, Bernard Wiseman tenta destruir o Gundam NT-1, na tentativa de prevenir a aniquilação na colônia Libot. Ele danifica severamente o Gundam NT-1 e então falece. (Mobile Suit Gundam 0080: War in the Pocket, Episódio 6)

    0079.12.26

    O Principado de Zeon ataca a Base Torrington das Forças da Federação na Austrália. (Gundam Side Story 0079)

    0079.12.30

    O Principado de Zeon ativa sua arma. Um terço da frota da Federação é eliminado, juntamente com o próprio soberano do Principado, Degwin. (Mobile Suit Gundam, Episódio 41)

    0079.12.31

    As Forças da Federação atacaram a fortaleza de defesa espacial A Baoa Qu. Percebendo anteriormente, o Capitão Aiguille Delaz do Principado, junto de seus seguidores, se retiram do campo de batalha. (Mobile Suit Gundam, Episode 42-43)

U.C. 0080

    0080.01.01

    A Batalha de Um Ano termina. A Federação Terrestre restabelece um acordo de paz com a República de Zeon na cidade lunar de Granada.

    0080.01.02

    As Forças da Federação capturam a base Hughenden, do Principado, na Austrália. (Gundam Side Story 0079)

    0080.01.14

    A Federação Terrestre e o governo de Side 6 assinam um tratado de segurança. (Mobile Suit Gundam 0080: War in the Pocket, Episódio 6)

    0080.03

    Aiguille Delaz reúne as forças do Principado que continuam na Esfera Terrestre. A Frota Delaz realoca para uma zona de cardume para a construção do "Garden of Thorns."

    0080.06

    As Forças Federativas anunciam que as antigas forças do Principado na África deveriam ser desarmadas.

U.C. 0081

    0081.03.28

    As forças renegadas do Principado se retiram para a base asteroide Axis. Com eles está a infante Mineva Lao Zabi, a herdeira do Principado.

    0081.05.05

    Em Axis, a viúva de Dozle Zabi, Zenna, morre de uma doença.

    0081.10.03

    A Assembleia da Federação aprova o plano de reconstrução das Forças Federativas.

    0081.10.20

    Como parte do Plano de Reconstrução das Forças Federativas, a companhia civil Anaheim Electronics começa o desenvolvimento de um Gundam secreto.

U.C. 0082

    0082.04

    As Forças federativas criam seus próprios laboratórios Newtype.

    0082.05

    O primeiro Plano de Recuperação das Colônias começa, realocando as colônias espaciais danificadas de Side 4 até Side 3.

U.C. 0083

    0083.07.30

    A Frota Delaz  rascunha um plano de resistência chamado Operação Stardust.

    0083.08.09

    O líder da Axis, Maharaja Karn, morre. Dois anos mais tarde, sua filha de 16 anos o sucede como a regente Mineva Zabi.

    0083.09.18

    Regeneração do GP02A Gundam na fábrica Von Braun da Anaheim Electronics.

    0083.09.29

    Recuperação do GP01 Gundam e das partes do seu conversor Full Burnern na fábrica Von Braun da Anaheim Electronics.

    0083.10.04

    Recuperação do GP03 Gundam na fábrica Von Braun na Anaheim Electronics.

    0083.10.07

    O cargueiro de investida Albion coleta o GP01 e GP02A de Von Braun, e então parte para a base Torrington das Forças Federativas na Austrália para teste em campo.

    0083.10.09

    O Tenente Comandante Anavel Gato da frota Delaz aterrissa na África, se unindo às forças terrestres remanescentes do Principado de Zeon.

    0083.10.13

    O Albion chega à base Torrington. Gato se infiltra na base, sequestrando o  Gundam GP02A e sua ogiva nuclear. (Mobile Suit Gundam 0083: Stardust Memory, Episódio 1)

    0083.10.14

    Gato e o Gundam GP02A escapam em direção à África. A Albion começa a perseguir. (Mobile Suit Gundam 0083: Stardust Memory, Episódio 2)

    0083.10.16

    A Albion aterrissa na África e começa a procura pelo Gundam GP02A roubado.

    0083.10.23

    Gato e o GP02A escapam da órbita em um veículo lançador de carga pesada. (Mobile Suit Gundam 0083: Stardust Memory, Episódio 4)

    0083.10.31

    A Frota Delaz declara guerra e é transmitida por toda a Esfera Terrestre. (Mobile Suit Gundam 0083: Stardust Memory, Episódio 5)

    0083.11.01

    O Segundo Plano de Recuperação das Colônias começa, transferindo as colônias espaciais danificadas de Side 1 até Side 3.

    0083.11.02

    As docas Albion na cidade lunar de Von Braun. (Mobile Suit Gundam 0083: Stardust Memory, Episódio 6)

    0083.11.04

    Deixando a Lua, a Albion muda seu curso para o Mar de Solomon. (Mobile Suit Gundam 0083: Stardust Memory, Episódio 7)

    0083.11.08

    A nave de bataha da Federação, Birmingham, cuidou dos pilotos da Albion, batalha com a Frota Cima. (Mobile Suit Gundam 0083: Stardust Memory, Episódio 8)

    0083.11.10

    As Forças Federativas navais de reconhecimento são atacadas pela Frota Delaz, e 60% dos participantes da embarcação foram imobilizados ou destruídos. Enquanto isso, duas colônias são sequestradas e transferidas, sendo que uma começa a cair em direção à Lua. As embarcações navais Federativas reminiscentes rapidamente começam a perseguição. (Mobile Suit Gundam 0083: Stardust Memory, Episódio 9-10)

    0083.11.11

    O curso da colônia desviada é mudado em direção à Terra. A Albion é lançada em perseguição, acompanhada do Gundam GP03. (Mobile Suit Gundam 0083: Stardust Memory, Episódio 11)

    0083.11.12

    Usando o Solar System II, as Forças Federativas tentam parar a descida da colônia. (Mobile Suit Gundam 0083: Stardust Memory, Episódio 12)

    0083.11.13

    A colônia cai no continente Norte Americano. (Mobile Suit Gundam 0083: Stardust Memory, Episódio 13)

    0083.11.23

    Alguns tripulantes da Albion são mandados à corte marcial por seu atos durante o conflito Delaz.

    0083.12.04

    Com o impulso do Comodoro Jamitov Hymem, as Forças Federativas formam uma força tarefa de elite, chamada de Titans, para acabar com as forças do Principado de Zeon.

U.C. 0084

    0084.03.10

    A verdade sobre a derrubada da colônia e os detalhes do Projeto de Desenvolvimento Gundam são apagados dos relatórios oficiais. Todas as sentenças conectadas com esses negócios são portanto anuladas.

    0084.06.17

    Após reorganizar os Sides, a Assembleia Federativa declara que o status quo da Esfera Terrestre entrará em manutenção.

    0084.09.21

    Char Aznable retorna à Terra e ilegalmente acessa os registros militares da Federação. Ele então se infiltra nas Forças Federativas sob um nome falso.

    0084.12

    O Tenente Junior Grade Eliard Hunter é transferido a Aswan, e consequentemente o time de teste dos Titans. (Advance of Zeta: The Flag of Titans, Episódio 1)

U.C. 0085

    0085.05

    As docas de Aswan em Side 1, Colônia 25. Os remanescentes atacam o Gundam TR-1 Hazel dentro da colônia. (Advance of Zeta: The Flag of Titans, Episódio 6)

    0085.07.31

    Os Titans utilizam gás venenoso para suprimir uma demonstração na Colônia 30 em Side 1, aniquilando os três milhões de habitantes da colônia. A resistência anti a Federação cresce, como resultado, e a Anti-Earth Union Group (AEUG) é organizada.

    O time Black Otter encontra forças inimigas enquanto acompanha uma nave de transporte em Side 1. O Gundam TR-1 Hazel é danificado. (Advance of Zeta: The Flag of Titans, Episódio 12)

    0085.08

    O time Black Otter conduz outro teste do Bizack TR-2 Bigwig e seu canhão de raios de longo alcance. O canhão apresenta mal funcionamento durante seu primeiro teste e Carl Matsubara é forçado a abandoná-lo. (Advance of Zeta: The Flag of Titans, Episódio 15)

    0085.09.08

    Construção da colônia espacial Gryps, o novo quartel general dos Titan, começa em Side 7.

    0085.10

    O time Black Otter batalha com os remanescentes do Principado próximo a Konpeitoh, destruindo dois mobile suits inimigos. A melhora Gundam TR-1 Hazel Custom é retribuída ao time.

U.C. 0086

    0086.01

    O time Black Otter pega dois Hizacks de origem desconhecida.

    0086.02

    O Tenente Maxim Gunar das Forças Federativas é nomeado a Aswan para testar a alta mobilidade do equipamento para o RMS-117 Galbaldy Beta. Ele passa a desertar o grupo de resistência AEUG.

    0086.02.06

    O asteróide Axis começa sua jornada de volta à esfera Terrestre.

U.C. 0087

    0087.03

    O time Black Otter recebe o Gaplant TR-5 Fiver. O Aswan é implantado na órbita da Terra.

    O time Black Otter e o Gaplant TR-5 são transferidos ao cruzeiro espacial Salamis, Izmir.

    0087.03.02

    A nave de batalha da AEUG, Argama, ataca Side 7, roubando três protótipos do RX-178 Gundam Mk.II para os Titans. (Mobile Suit Zeta Gundam, Episódio 1-3)

    0087.03.16

    A Argama ataca um poderoso satélite solar na órbita da Terra. (Mobile Suit Zeta Gundam, Episódio 6)

    0087.03.18

    As docas da Argama em Side 1, Colônia 30. (Mobile Suit Zeta Gundam, Episódio 7)

    0087.03.25

    A Argama alcança a Lua e as docas na cidade lunar de Amman. (Mobile Suit Zeta Gundam, Episódio 8)

    0087.04.29

    O Cargueiro Inter Planetário de Hélio, Jupitris retorna à esfera Terrestre.

    0087.05.03

    A Argama resgata o shuttle espacial Temptation de um mobile armour desconhecido. O capitão do shuttle, Comandante Bright Noa, entra na AEUG. (Mobile Suit Zeta Gundam, Episódio 10)

    0087.05.11

    A AEUG ataca a base Jaburo da Federação na América do sul. As forças de mobile suit da AEUG escapam pelo avião de transporte Audhumla e se juntam ao grupo de resistência Karaba. (Mobile Suit Zeta Gundam, Episódio 11-12)

    0087.05.22

    A Audhumla aterrissa no espaço-porto Kennedy na Flórida. (Mobile Suit Zeta Gundam, Episódio 13)

    0087.06

    O time Black Otter começa o teste de entrada na atmosfera com o Gaplant TR-5 Fiver. O Rosette e Hazel Custom com a Icarus Unit são carregados a bordo como mobile suits de acompanhamento.

    Na ilha Urup, nas ilhas Kuril, Gabriel Zola recebe o capturado Asshimar de seus aliados da AEUG.

    0087.06.08

    Os Titans realocam Gryps e o asteroide antigamente conhecido com A Baoa Qu para as proximidades de Luna II. O Portão de Zedan é terminado.

    0087.06.29

    Os Titans despacham o MRX-009 Psyco Gundam para atacar New Hong Kong. (Mobile Suit Zeta Gundam, Episódio 17)

    0087.07.08

    A Audhumla deixa New Hong Kong. (Mobile Suit Zeta Gundam, Episódio 19)

    0087.08

    O Black Otter Team tenta capturar doca do navio Rosa Gigantea da AEUG. O Gundam TR-1 Advanced Hazel é danificado.

    0087.08.10

    Os Titans lançam a Operação Apolo, capturando a cidade lunar de Von Braun. (Mobile Suit Zeta Gundam, Episódio 23)

    0087.08.16

    A Assembleia da Federação Terrestre muda a legislação, colocando todas as Forças Federativas sob controle dos Titan, o Comodoro Blex Forer, líder da AEUG, é assassinado no dia seguinte. (Mobile Suit Zeta Gundam, Episódio 24)

    0087.08.24

    Os Titans ameaçam lançar uma colônia espacial na cidade lunar de Granada. (Mobile Suit Zeta Gundam, Episódio 25)

    0087.09.21

    Os Titans usam gás venenoso em um ataque sem sucesso à colônia 25 em Side 2. (Mobile Suit Zeta Gundam, Episódio 29)

    0087.10.12

    O asteroide Axis chega à esfera Terrestre.

    0087.10.14

    A AEUG envia sua delegação para negociar com as forças renegadas do Principado, na base Axis, mas a discussão se divide. No dia seguinte, as forças da Axis se aliam aos Titans. (Mobile Suit Zeta Gundam, Episódio 33)

    0087.11.02

    Uma união entre as forças de ataque da AEUG e Karaba ataca a Base Kilimanjaro da Federação. A base entra em colapso no dia seguinte. (Mobile Suit Zeta Gundam, Episódio 35-36)

    0087.11.16

    A AEUG ocupa a Assembleia Federativa construída em Dakar, Senegal e denuncia os Titans diante do mundo todo. (Mobile Suit Zeta Gundam, Episódio 37)

    0087.11.24

    A Argama para na colônia 13 em Side 2 para pegar suprimentos. (Mobile Suit Zeta Gundam, Episódio 39)

    0087.12.07

    Os Titans usam o laser da colônia Gryps 2 para destruir a colônia 18 em Side. (Mobile Suit Zeta Gundam, Episódio 40)

    0087.12.14

    Os Titans atacam a colônia 21 em Side 2 com gás venenoso, eliminando todos os seus habitantes. (Mobile Suit Zeta Gundam, Episódio 41)

U.C. 0088

    0088.01.18

    As forças renegadas do Principado usam o asteroide Axis para destruir o Portão de Zedan e durante isso capturam o laser da colônia Gryps 2. (Mobile Suit Zeta Gundam, Episódio 45)

    0088.01.25

    Negociações entre as forças renegadas do Principado e os Titans acabam. Jamitov Hymem é morto e Paptimus Scirocco toma o controle dos Titans. (Mobile Suit Zeta Gundam, Episódio 46)

    0088.01.29

    Na base asteróide Pezun, perto de Side 2 (L4), os oficiais juniores do grupo de rebeldes Titans Mobile Suit Instructor Corps, declaram a si mesmos como New Decides. (Gundam Sentinel)

    0088.02

    O danificado Gaplant de Eliard Hunter é recuperado por um cruzeiro espacial Alexandria, o Aswan.

    A máquina danificada de Eliard Hunter é recuperada por Wes Murphy, da Gaplant. Sua nave mãe Izmir é destruida, e o estado de Carl Matsubara e Audrey April é desconhecido, e Murphy é seriamente ferido em combate.

    0088.02.02

    A AEUG lança a Operação Maelstrom e captura Gryps 2. (Mobile Suit Zeta Gundam, Episódio 47)

    0088.02.15

    A EFF despacha o 127th Combat Unit de Side 2 (L4) para investigar a situação em Pezun. Todos os seis EFF RGM-86R Novel GM III são destruídos em menos de cinco minutos por integrantes do New Decides com RMS-141 Xeku Eins.

    0088.02.20

    As forças AEUG, Titans e Axis se encontram em três locais de batalha em volta de Gryps 2. (Mobile Suit Zeta Gundam, Episódio 49)

    0088.02.21

    A AEUG entra na zona de combate Axis-Titans. A Radish é destruída.

    0088.02.22

    Os Titans são eliminados, enquanto a AEUG perde a maior parte de frota. Char Aznable some em batalha.(Mobile Suit Zeta Gundam, Episódio 50)

    0088.02.23

    A EFF forma a Força Tática Alpha como uma vanguarda da força punitiva New Desides.

    0088.02.25

    A Força Tática Alpha e o Pegasus III foram lançados da base da EFF, Baikonur.

    0088.02.29

    As forças renegadas do Principado na Axis proclamam o revival de Zeon. Adotando o nome de "Neo Zeon," eles despacham forças para tomar o controle de cada Side.

    0088.03.01

    As docas da Argama vão à Colônia 1 em Side 1 para suprimentos e reparos. (Mobile Suit Gundam ZZ, Episódio 2)

    0088.03.04

    A Frota da Órbita Terrestre parte pela estação de retransmissão Penta numa baixa órbita Terrestre (LEO).

    0088.03.06

    A Frota Aeno de Mutiny. A frota Aeno, é enviada para suprimir a rebelião em Pezun, em vez de defender a EFF a se unir. A Frota da Órbita Terreste aterrissa em Pezun com apenas oito naves de batalha.

    0088.03.07

    A batalha de Pezun. O New Desides detona o autodestruidor nuclear em Pezun para manter seu desenvolvimento de novos mobile suit developments e suas fábricas de produção fora do alcance da AEUG ou EFF.

    0088.03.10

    A Força Tática Alpha persegue a frota da New Desides quando ela escapa de Pezun.

    0088.03.12

    A força Endora MS faz um ataque surpresa à Argama. A Argama procura os chefes da La Vie en Rose. A frota New Desides fleet aterrissa na cidade Ayers, no lado obscuro da Lua.

    0088.03.13

    04:00: A Frota Aeno se une com a New Desides na cidade Ayers.

    10:00: Usando uma bomba logística escondida no código de um sistema de computador, o MS da EFF e o ORX-013 Gundam Mk.V abastecidos por Aeno, Brave Cod força a Força Tática Alpha a se retirar. A Frota da Órbita Terrestre alcança a órbita Lunar para reforçar A Força Tática Alpha.

    0088.03.17

    A Operação Eagle Fall. As Forças Táticas Alpha e Beta descem na cidade Ayers.

    0088.03.24

    A Força Tática Alpha time FAZZ é aniquilada durante a batalha na cidade de Ayers. Derrotada pela EFF, a New Desides ocupa a base de controle de massa das proximidades. John Grissom e Robert Aldrin mortos em ação.

    0088.03.28

    A Argama retorna a La Vie en Rose. A equipe técnica Endora é transferida para Mindora. O prefeito da cidade de Ayers, Kaiser Pinefield, se rende à EFF. Vinte e oito oficiais da New Desides escapam num lançador orbital em massa, de onde a Frota Twanning da Neo Zeon os resgata. O líder da New Desides, Brave Cod é morto em ação.

    0088.04.02

    O Pegasus III começa uma busca solitária pelos fugitivos da New Desides.

    O Pegasus III é interceptado pela frota Twanning. Sob o comando de Tosh Cray, a New Desides usa o abastecimento AMA-100 Zodiac por Twanning para capturar a estação de transmissão LEO.

   0088.04.03

    A Força Tática Alpha evade com sucesso a frota Twanning e atravessa a Shoal Zone em L1.

    0088.04.04

    A AMA-100 Zodiac desce de Penta para bombardear a base Dakar da EFF e tomar a Assembleia da Federação como refém. A Força Tática Alpha os intercepta logo na atmosfera. A New Desides é aniquilada. Tosh Cray, Josh Offshore, Fast Side e ALICE são mortos em ação.

    0088.04.05

    A Força Tática Alpha completa sua missão, acabando com a rebelião Pezun.

    0088.05

    A corte marcial de Eliard Hunter começa.

    0088.05.19

    A Argama ataca a Axis utilizando seu novo canhão, sem sucesso.

    0088.06.06

    Neo Zeon avança com suas forças terrestres para a Terra.

    0088.07.08

    A Argama aterrissa em Granada para reparos e suprimentos.

    0088.07.09

    Neo Zeon ameaça bombardear o espaço porto de Granada, porém a bomba destrói o navio almirante de Neo Zeon.

    0088.07.13

    A força de MS de Neo Zeon desce à terra. A ponte de comando Sadaran parte para a Terra.

    0088.07.20

    A Sandora se junta à Sadaran.

    0088.08.01

    As forças principais de Neo Zeon invadem a Terra. O MSZ-010 ZZ Gundam resgata Elpeo Plé.

    0088.08.02

    A Argama pousa na costa oeste da África. O time Gundam Team é separado da Argama para cuidar de um ataque em Dakar.

    0088.08.09

    O time Gundam batalha com a força do deserto de Rommel.

    0088.08.29

    Neo Zeon ocupa Dakar. A antiga força ZMF e os remanescentes Titans se aliam a Neo Zeon.

    0088.08.31

    Haman Karn e Mineva Zabi chegam triunfantes a Dakar. Uma união das forças de investidas da AEUG e Kalaba no hall da recepção.

    0088.09.21

    A Argama segue para a base Karaba em El Golea. As forças de Glemy Toto tentam mas falham em prevenir que fizessem contato.

    0088.09.23

    A Argama avança para Ghardaia. Glemy Toto se une a Blue Force.

    0088.10.09

    O Blue Squadron contra o Gundam Team. Dido Kartoha é morto em ação.

    0088.10.14

    A Mindora, conspirando com Fronte de Liberação Africano, invade Ghardaia.

    0088.10.21

    A Argama reabastece na base Karaba em Chott Melrhir. Entrando no Gundam Team, segue para a Inglaterra.

    0088.10.26

    Contestando o plano da Federação de retornar a Side 3 (L2) através de Neo Zeon, Bright Noa e Judau Ashta se tornam prisioneiros, mas são salvos por um ataque da Neo Zeon feito pela ex-membro da equipe técnica da Argama, Fa Yuiry.

    0088.10.28

    Uma frota liderada por Endora II ocupa uma colônia de Side 4 (L1).

    0088.10.30

    Uma queda de colônia do Side 4 (L1) é detectada. A Argama une forças com Audhumla com o propósito de salvar os civis.

    0088.10.31

    Neo Zeon derruba a colônia em Dublin, e ainda despacha forças lá para prevenir qualquer civil de evacuar o local por causa do impacto. Hayato Kobayashi, Elpeo Plé e os membros da Karaba a bordo da Audhumala são mortos em ação. Plé-2 ativado. Os membros do Gundam Team conseguem o controle de Audhumala, permitindo que eles salvassem a vida dos civis remanescentes que conseguiram fugir a tempo.

    0088.11.02

    A Argama segue para a base Karaba, enquanto isso seus membros retornam ao espaço.

    0088.11.03

    A Nahel Argama é comissionada. Beecha Oleg assume a posição de capitão.

    0088.11.06

    Buscando a Nahel Argama, a La Vie en Rose entra na Zona Shoal.

    0088.11.07

    A Nahel Argama é formalmente atribuída a uma missão punitiva a Neo Zeon e parte para Side 3 (L2).

    0088.11.11

    A Nahel Argama atraca em Side 3 (L2) Bunch 24 (Tiger Balm).

    0088.11.14

    A Federação concede Side 3 (L2) para Neo Zeon. A Neo Zeon é forçada a se retirar da terra.

    0088.11.22

    Para conseguir entrada ao Core 3, Judau Ashata se infiltra no asteroide Cicero e incita uma ação anti-Neo Zeon.

    0088.12.25

    Glemy Toto utiliza forças rebeldes com Neo Zeon e ocupa Axis. As duas frotas de Neo Zeon se unem.

U.C. 0089

    0089.01.04

    A Nahel Argama implanta sem esperar pelo suporte da EFF e AEUG.

    0089.01.08

    Jude Ashata se infiltra em Core 3 e tenta capturar Mineva Zabi.

    0089.01.10

    Haman Karn e Glemy Toto lideram suas frotas durante a batalha.

    0089.01.11

    A La Vie en Rose é destruída protegendo a Nahel Argama da frota de Glemy Toto.

    0089.01.13

    Haman Karn lança um ataque. Mashymre Cello repele o Plé-2’s NZ-000 Quin Mantha, mas é destruído pelo Space Wolf Team.

    0089.01.14

    A Nahel Argama entra em batalha, confrontando as forças de Glemy Toto. A frota Toto se retira mas envia uma força Newtype.

    0089.01.15

    O Gundam Team segue para Axis.

    0089.01.16

    O asteroide Axis colide com Core 3. Emily Ounce é morta em combate.

    0089.01.17

    A AEUG derrota Neo Zeon. Glemy Toto, Chara Soon, Mashymre Cello, Rakan Dahkaran, Plé-2 e Haman Karn são mortos em ação. O paradeiro de Mineva Zabi é desconhecido. O primeiro movimento da Neo Zeon é derrotado. (Mobile Suit Gundam ZZ, Episódio 47)

    0089.03.15

    O transportador de energia Júpiter se recupera. A Jupitris II começa.

    0089.05.01

    A EFF reorganiza o sistema de gerenciamento massivo de asteroides.

    0089.08.25

    A Federação aumenta as sanções contra as colônias que apoiam o movimento espaçonoide.

U.C. 0090

    0090.01

    A uma nova organização anti-Federação chamada EGUM e a NSP (New Summer Project) se tornam ativas.

    0090.02

    A colônia espacial Sweetwater é remodelada como uma instalação de refugiados.

    0090.03

    As Forças Federativas organizam uma nova unidade auxiliar chamada Londo Bell, para lidar com os movimentos anti-Federação.

    0090.07.15

    A colônia do Texas, sob reconstrução em Side 1 (L5), é atacada pelas forças NSP Colorde. A força EFF Arahas se une ao grupo da Monotone Corporation. (Under the Gundam: Double-Fake)

    0090.10.15

    Arahas batalha com Colorde em Side 2 (L4) Bunch 30.

    0090.11.23

    Darry Neil Guns, um membro da staff dos civis da Monotone Corporation, é escolhido para ser o piloto de teste da EFF para o RGX-D3 and D4 Delta Gundam.

    0090.12.15

    A facção moderada NSP se une a Arahas para batalhar com a facção radical, que era uma isca da força da Neo Zeon disfarçada.

U.C. 0091

    0091.02.06

    A NSP proclama sua dissolução.

    0091.02.27

    A frota armadilha de Neo Zeon sai para Júpiter.

U.C. 0092

    0092.08

    O quartel-general das Forças Federativas é realocado em Lhasa, no Tibet.

    0092.12.22

    Uma frota de Neo Zeon comandada pelo Capitão Char Aznable toma a colônia Sweetwater.

    0092.12.25

    As Forças Federativas abastecem Londo Bell com reforços, incluindo o Capitão Bright Noa e a nave de batalha Ra Cailum.

U.C. 0093

    0093.02.27

    Char Aznable declara guerra contra a Federação Terrestre em um programa de entrevistas.

    0093.03.03

    A frota da Neo Zeon toma controle do asteroide 5th Luna.

    0093.03.04

    5th Luna cai no quartel-general das Forças Federativas em Lhasa, Tibete. (Mobile Suit Gundam: Char's Counterattack)

    0093.03.06

    Neo Zeon e as Forças Federativas fazem negociações secretas para um tratado de paz em Side 1, na colônia Londenion. (Mobile Suit Gundam: Char's Counterattack)

    0093.03.12

    Fingindo rendição, a frota de Neo Zeon recaptura Axis e ameaça jogá-la na Terra. (Mobile Suit Gundam: Char's Counterattack)

    0093.09

   Agências da Inteligência e institutos de pesquisas das Forças Federativas são reorganizadas como Instituto de Naval de Estratégia e Pesquisa. (SNRI).

U.C. 0096

    Conflito Laplace. (Mobile Suit Gundam Unicorn)

U.C. 0099

    O O-2 Gwydion “Gwyn” Lenore da EFF derrota o comandante da renegada Neo Zeon “Aquila Corps”, O-5 Mabban Kirov (“Zack the Knife”) entre as ruínas de Solomon (L5).

U.C. 0100

    A República de Zeon dá autonomia a si mesma e as Forças Federativas declaram fim às hostilidades e começa o Plano de Recuperação das Colônias Ano 100. (Mobile Suit Gundam in UC 0099: Moon Crisis)

U.C. 0102

    SNRI propõe que o Governo da Federação Terrestre que eles deveriam diminuir a escala de seus mobile suits.

U.C. 0103

    A organização anti-Federação “Mufti” destrói o satélite orbital de segurança. (Mobile Suit Gundam: Hathaway's Flash)

U.C. 0104

    0104.02.28

    A parte terrestre da EFF é reforçada. A Agência Terrestre Man-Hunter Agency (MaHA) e o empenho para expor residentes ilegais é fortificado.

U.C. 0105

    0105.04.09

    O MCS-equipped MS Penelope viaja da superfície lunar para a Austrália.

    0105.04.19

    Terroristas alegam ser parte do atentado Mufti para capturar o shuttle Haunzen, usado pelos dignitários da Federação.

    0105.04.20

    Mufti ataca o Hotel na Austrália. O RX-105 Ξ Gundam chega à Terra.

    0105.04.21

    O Ξ Gundam e Penelope batalham no mar próximo a Halmahera Island em Moluccas, Indonésia.

    0105.04.26

    Demandando o cancelamento da Revisão de Investigação de Poderes da Federação, Mufti ataca uma reunião do gabinete de membros médios da Federação em Adelaide, Austrália. O Ξ Gundam é desativado e Mufti Nabiyu Erin, o chefe do movimento Mufti, é preso e identificado como Hathaway Noa. A medida que ele se opôs é aprovada.

    0105.04.27

    A 13th Independent Corps chega a Adelaide.

    0105.05.01

    Hathaway Noa, o líder da organização Mufti, é executado.

    0105.06

    A EFF intensifica sua supressão das organizações anti-Federação. A 306th Special Corps é formada. O movimento Mufti se torna submundo e, na superfície, o movimento anti-Federação parece estar silenciado.

    0105.11

    A pedido das Forças Federativas, a Anaheim Electronics começa o desenvolvimento de mobile suits de baixa escala.

U.C. 0106

    A Federação recomeça a construção de novas colônias espaciais.

    O Buch Concern secretamente estabelece uma força de elite militar chamada Crossbone Vanguard.

U.C. 0108

    0108.07

    Implantação do Dessa type, o primeiro mobile suit de baixa escala, por Buch Aerodynamics.

U.C. 0110

    0110.04

    Engeist Ronah assume o escritório do vice-presidente da Colony Management Corporation.

U.C. 0111

    0111.09

    SNRI completa o protótipo do F90 Gundam.

    0111.10

    As Forças Federativas decidem desenvolver uma nova geração de mobile suit. A série Formula da SNRI é escolhida através da MSA-120.

    0111.12

    Reconstrução do Frontier Side começa na região antigamente conhecida como Side 4.

U.C. 0116

    0116.07

    Implantação do F91 Gundam F91.

U.C. 0122

    0122.12

    O F91 Gundam é levado à colônia espacial Frontier I para recolocar o computador em sua cabeça.

U.C. 0123

    0123.03.16

    Os mobile suit da Crossbone Vanguard atacam o Frontier Side. Mais de 500 habitantes de Frontier IV foram mortos e 140.000 se tornam refugiados. (Mobile Suit Gundam F91)

    0123.03.19

    A Crossbone Vanguard ataca Frontier II e III. (Mobile Suit Gundam F91)

    0123.03.22

    A Crossbone Vanguard ganha controle de Frontier II e III. (Mobile Suit Gundam F91)

    0123.03.24

    O Cargeiro Interplanetário Thousandth Jupiter chega na esfera Terrestre. Ele é capturado pela Crossbone Vanguard, porém o capitão promete cooperação.

    0123.03.26

    A Crossbone Vanguard proclama a fundação de Cosmo Babylonia. A colônia espacial Frontier IV é renomeada como Cosmo Babylon. (Mobile Suit Gundam F91)

    0123.03.30

    O comandante da Crossbone Vanguard implanta novas armas mortais em Frontier I. (Mobile Suit Gundam F91)

    0123.03.31

    Vencendo a batalha em Frontier I, os esquadrões da Crossbone Vanguard liderados por Dorel e Zabine retornam triunfantes à Cosmo Babylon. (Mobile Suit Gundam F91)

___________________________________________________________

Trivia


    A Universal Century é a linha do tempo mais bem definida, com histórias do passado e temas que abarcam a maioria dos Mangas, Animes, OVAs, e outras fontes.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Marcadores

Seguidores

Total de visualizações