Sayla Mass (セイラ・マス Seira Masu) é uma das personagens princiapais da série de TV Mobile Suit Gundam. Estudante de medicina e irmã mais nova de Char Aznable, ela serviu a bordo da White Base durante a One Year War quando o grupo não conhecia sua identidade.
Sayla Mass
Artesia Som Deikun
Aparições
Anime: MSG: Episódios #1 - #43;
MSZG;
MSG-ZZ
Mangá: Gundam 0079 - Nightmare of Solomon;
MSZG Define;
MSG-Z KSR;
Side Story of Gundam Zeta
Filme: Gundam the Ride: A Baoa Qu
OVA: MSG-UC: Episódio #7 - #7
Dubladores: Yō Inoue;
Kaori Nazuka (Gundam-San)
Perfil
Tipo Genético: Newtype
Altura: 165 cm (MSG)
Cor dos cabelos: Loiros
Cor dos olhos: Azuis
Idade: 17 (MSG);
24 (MSZGZ)
Data de nascimento: 12 de setembro de 0062 (U.C.)
Gênero: Feminino
Família: Zeon Zum Deikun (Pai);
Astraia Tor Deikun (Mãe);
Don Teabolo Mass (Pai adotivo);
Casval Rem Deikun (Irmão);
Unborn Child (MSG-CCn) (com Amuro Ray)
Interesses amorosos: Amuro Ray
Nacionalidade: Side 3
Afiliação: Federação Terrestre
Ocupação: Oficial de Comunicação;
Piloto de Mobile Suit
Estudante de Medicina
Rank: Suboficial (MSG)
Alferes (MSG-Movies)
Mobile Weapons: FF-X7 Core Fighter;
FF-X7-Bst Core Booster;
G-Armor;
G-Bull;
G-Bull Easy;
G-Fighter;
RX-78-2 Gundam;
Naves tripuladas: SCV-70 White Base
História:
One Year War
Durante a One Year War, quando Zeon ataca Side 7, Sayla é evacuada na White Base junto de um grande grupo de refugiados. Ela se voluntaria a procurar por pessoas na colônia antes que a White Base partisse e encontra o mascarado Char Aznable, descobrindo que ele era seu verdadeiro irmão, Casval. Ele planeja escapar dela, e Sayla segue junto com o piloto Gundam, Amuro Ray, a bordo da White Base, e se torna primeiramente a oficial de comunicações enquanto partem de Side 7 em direção à Terra, enquanto tentam constantemente lutar contra as tropas de Zeon, especialmente contra Char Aznable, o Cometa Vermelho em Pessoa.
Quando a White Base destróis o avião de Garma Zabi junto com ele, e Ramba Ral continua incomodando a White Base com sua perseguição, Sayla acredita que há alguém de Zeon que talvez tenha informações impotanes sobre ela. Por isso, ela comandou o Gundam de Amuro em uma tentativa de chegar perto das tropas de Zeon (ou em sua pretensão de provar a si mesma que era digna de ser piloto tanto quanto Amuro), mas ao invés disso, ela acaba sendo fortemente atacada por Ramba Ral e suas tropas. Por sorte, Amuro sai em tempo com o Guncannon para ajudá-la. Consegquentemente, como resultado de suas ações imprudentes, Sayla precisa ficar em confinamento na solitária durante 3 dias como punição. Mesmo assim, Bright Noa e a equipe da White Base reconhecem as habilidades de Sayla como piloto e assim ela se torna a piloto reserva do Gundam, logo após Amuro. Mais tarde ela se torna piloto do Core Booster, e se demonstra promissora através das numerosas batalhas, especialmente ao encontrar suas habilidades Newtype. Ela e Amuro crescem muito perto um do outro, assim como ambos continuam enfrentando incontáveis batalhas juntos.
Quando a White Base é abordada por Ramba Ral e suas tropas, Ramba imediatamente reconhece Sayla como Artesia, já que ele era filho de Jimba. Sayla então se lembre de conhecer Ramba quando era criança, mas a sua reunião é cortada, quando ele é atingido por um tiro de Ryu Jose. Por isso, Ramba então ordena retirada, já que Artesia está a bordo, e mata a si mesmo explodindo uma granada, enquanto pula da mão do Gundam. Sayla fica chocada e triste com sua morte. Da mesma maneira, ela de sente assim com a equipe da White Base, e vê alguns de seus companheiros próximos morrendo em batalha, especialmente Ryu Jose, Tenente Matilda Ajan, e o Tenente Sleggar Law, quando eles tentavam proteger a White Base da destruição e devastação. A morte da Tenente Matilda Ajan foi particularmente difícil para Sayla aceitar, pois ela se sentiu perdida e culpada por ter sido incapaz de salvar sua vida quando piloro.
Sayla em uma roupa de Piloto das Forças Espaciais.
Durante o resto da série, Sayla tenta entrar em contato com seu irmão. eles se encontram novamente no quartel general da Federação em Jaburo, e ele pergunta a ela se ela quer deixas as Forças Federativas, mas ela se recusa. Eles se encontram novamente na Colônia Texas, onde Char explica suas verdadeiras origens, e que ele se juntou ao exército de Zeon para ficar próximo à família Zabi para matar cada membro e vingar seu pai. Ele queria que Sayla deixasse a guerra, então envia a ela uma maleta cheia de barras de ouro para ajudá-la a começar uma nova vida na Terra. Sayla logo admite e confessa ao Capitão Bright Noa da White Base que Char era seu irmão. Em troca, ela sinceramente pede a Bright que distribua as barras de ouro entre a população da White Base, pois ela havia se tornado próxima a eles como uma família naquele momento.
Sayla é quase morta por Char durante o conflito entre as tropas da White Base na batalha de A Baoa Qu, mas ele hesita quando reconhece o piloto do G-Fighter (Core Booster nos filmes), permitindo que Amuro Ray cortasse o braço do Gelgoog e quase o matasse, porém ele é protegido por Lalah Sune que toma o tiro por ele e morre atingida pelo ataque de Amuro por acidente. Durante a Batalha de A Baoa Qu, Sayla aterriza em A Baoa Qu e encontra Amuro e Char, com seu Mobile Suits destruído, lutando com espadas em um combate mortal. Ela intervém e implora para que parem. Quando ele vê Sayla, Char se lembra que os Zabis são seus verdadeiros inimigos, e ele parte para terminar a sua vingança, pedindo a sua irmã para partir com Amuro e ter uma boa vida com ele. Sayla escapa da fortaleza viva, e Amuro também pouco depois.
Relacionamento com Amuro (Novelização de Mobile Suit Gundam)
Sayla e Amuro no anime.
A novelização de Mobile Suit Gundam é ainda mais óvia sobre o romance entre Amuro e Sayla. Pouco tempo depois que eles se juntaram a White Base, Amuro convida Sayla para sair para jantar. Os dois comem e conversam, e discutem sobre como é serem Newtypes. Mais tarde, Sayla visita Amuro em seu alojamento e tem uma noite de amor, começando assim um relacionamento bastante intenso. Quando Amuro é morto por pelas forças de mobile suit de Char ao fim da história, a mente de Amuro tem um último momento para alcançar Sayla e expressar seu amor por ela, junto do arrependimento de não poder passarem a vida juntos. Sayla retorna o afeto mais tarde quando conta a seu irmão que ele matou o homem que ela amava. Ao fim da guerra, Sayla se comunica com a consciência de Amuro, e ele diz a ela que estão sempre juntos.
Gryps Conflict
Sayla tem uma participação especial breve em Mobile Suit Zeta Gundam. Ela é vista escutando no rádio o discurso de Char na Assembleia da Federação em Dakar. No fim de A New Translation ela está tomando sol em uma piscina quando é abordada por Kai Shiden que agradece ela por chamá-lo e pergunta sobre Quattro Bajeena que naquele momento havia recém desaparecido em ação.
First Neo Zeon War
Sayla com Leina em Mobile Suit Gundam ZZ.
Sayla faz uma aparição surpresa em Mobile Suit Gundam ZZ como a pessoa que salva a irmã mais nova de Judau Ashta, Leina. Como ela salvou Leina nunca foi revelado, então alguns fãs consideram sua participação meramente um fan service. Em uma breve conversa com seu antigo capitão Bright Noa, ela tem certeza que seu irmão está vivo em algum lugar, esperando nas beiradas para o momento certo de emergir novamente (pré-anunciando os eventos de Mobile Suit Gundam: Char's Counterattack). Ela relembra que sua ambição é pergiosa e que sua morte talvez seja a única solução para a paz.
0 comentários:
Postar um comentário